Demonstração de Robótica

Os professores Luís Araújo e Rosa Silva, da Direcção de Serviços e Tecnologias Educativas (DSTE), levaram a cabo hoje uma demonstração de robótica na nossa escola. Com eles trouxeram três robôs: o Pleo, o Robô Lego e o Robô Roamer.

O Pleo, sem dúvida o que mais sucesso obteve entre os alunos, é um dinossauro mecânico dotado de inteligência e emoções artificiais que, através dos seus sensores e câmara, é capaz de interagir com o meio envolvente de forma bastante realista.
Por outro lado, o Robô Mindstorm, mais conhecido por Robô Lego por ser constituído por peças Lego, pode movimentar-se e evitar obstáculos graças aos seus sensores. Mas, sem dúvida, uma das suas maiores potencialidades para este nível de ensino é a possibilidade de ser desmontado nas suas peças que o constituem e novamente reconstruído. Esta também foi uma das actividades que os alunos mais gostaram.
Por fim, os alunos também tiveram oportunidade de testar o robô Roamer, também conhecido por Tartaruga devido à sua aparência física. Trata-se de uma ferramenta que permite aos alunos um primeiro contacto com este tipo de tecnologia e, ao mesmo tempo, consolidar alguns conhecimentos, nomeadamente na área da matemática e geometria.Numa primeira fase os alunos ouviram as explicações dadas sobre cada um dos robôs, as suas funcionalidades e capacidades. Depois foi a vez de experimentarem cada um deles. Para a maioria dos alunos foi uma experiência nova e bastante enriquecedora.

Veja abaixo algumas das fotos.

Etiquetas: , ,