Quadros Interactivos

A EB1/PE Marinheira foi palco de uma demonstração de Quadros Interactivos (QI) multimédia. Realizaram-se duas sessões, uma pelas 11h30m e outra pelas 14h30m. Esta última sessão teve a participação de alguns alunos que puderam experimentar em primeira mão a interactividade proporcionada pelo quadro. Esta demonstração, a pedido da escola, foi conduzida pelo Dr. Luís Araújo, da Direcção de Serviços de Tecnologias Educativas (DSTE) e versou de forma resumida sobre as potencialidades desta ferramenta educativa.

Trata-se de uma tecnologia relativamente recente que permite alterar de uma forma inovadora e interactiva a dinâmica da sala de aula. No quadro pode-se escrever, apagar, seleccionar, arrastar, agrupar, desagrupar informação, permitindo, assim, que o grupo controle no momento a direcção dos conteúdos que estão a ser trabalhados.

Nas palavras do Dr. Luís Araújo, “a interactividade é um dos grandes trunfos do QI pois potencia o trabalho colaborativo entre professores e alunos, não apenas na apresentação de conteúdos mas também na sua criação. Os quadros interactivos já não são apenas o futuro próximo, mas, para algumas escolas, já fazem parte da sua realidade. As escolas devem pensar seriamente na aquisição desta ferramenta."



Etiquetas: ,